No dia 11 de Dezembro de 2020, Isabel Noronha Candeias, elemento do Corpo de Bombeiros desde 01.07.1998, irá tomar posse como Adjunto do Comando da AHBVCSDR .
Nomeada pela Direção em 29 de abril, por proposta do Senhor Comandante, recebeu despacho de homologação da ANEPC a 04 de Dezembro de 2020.
Este facto merece ser realçado por vários motivos.
Em primeiro lugar pela componente pessoal: Como elemento do Corpo de Bombeiros demonstrou possuir continuadamente capacidades no seu relacionamento com os Colegas e com os utentes, cativando pela sua presença e impondo ao mesmo tempo respeito pelo seu exemplo, motivando todos a colaborar nas missões que lhe foram confiadas.
Em segundo lugar pela componente profissional: Demonstrou possuir excelentes capacidades profissionais, valorizando-se, na constante aquisição de conhecimentos aplicando-os com qualidade nas diferentes funções que tem exercido. A nova função constitui um novo desafio que irá cumprir certamente com o mesmo sentido de responsabilidade e espírito de missão atendendo aos sacrifícios que lhe serão exigidos, especialmente nestes tempos conturbados de grande empenho do Corpo de Bombeiros.
Em terceiro lugar pela componente simbólica: Se já muito anteriormente a AHBVCSDR tinha sido pioneira ao contratar a primeira mulher para motorista da Associação neste momento é dado outro grande passo - trata-se da primeira mulher a fazer parte do comando. Por isso esta promoção não se destina apenas a dar sinais ao Corpo de Bombeiros. É um sinal para toda a comunidade. É necessário cada vez mais, eficácia, empenho e dignidade nos compromissos que se assumem. É por isso um grande privilégio para esta Direção fazer parte desta nova página da Associação.
Em quarto lugar pela componente institucional: A presença de uma mulher no Comando constitui o elo que faltava para que todo o Corpo de Bombeiros se sinta representado ao mais alto nível hierárquico operacional da Corporação.
É com grande expectativa, esperança e apreço que a Direção acompanha mais este passo pela confiança que se deposita na certeza que será uma mais valia para o Comando e para a Associação. Se já tínhamos um Comando forte, coeso e competente, passaremos a ter um Comando ainda mais forte, mais coeso e mais competente. E é no reforço das qualidades que as instituições abrem caminho para um futuro melhor.
Impõe-se por isso nesta altura dar os parabéns e ao mesmo tempo reafirmar total lealdade, apoio para os desafios que se avizinham e colaboração para que o exercício deste cargo reforce ainda mais o Corpo de Bombeiros e em consequência, seja um feliz compromisso com a comunidade que todos servimos.
A Direção.