As condições adversas obrigam o Corpo de Bombeiros a manter um nível de prontidão em favor da comunidade que deve ser enaltecido e do qual os órgãos sociais se sentem orgulhosos.
Aqui deixamos alguns exemplos:
2022.12.04 - Mais uma prova da importância que o voluntariado ainda tem no nosso Corpo de Bombeiros - Nesta noite, no espaço de apenas 1 hora mobilizámos em simultâneo 6 ambulâncias (5 de socorro e uma de transporte) para emergências, a pedido do INEM. Apenas 1 foi tripulada por profissionais.
2022.12.07. - Apenas durante a noite demos apoio, em pessoal e equipamento, a 70 ocorrências devido a precipitação intensa, tendo mantido ao mesmo tempo todo o apoio aos pedidos de emergência.
2022.12.11 – Mais um dia de trabalho no Corpo de Bombeiros - O empenho dos nossos Bombeiros não acontece de vez em quando, só entre as 08:00 e as 21:30, o nosso Corpo de Bombeiros respondeu a 23 emergências, no âmbito da proteção e socorro, das quais:
- 15 emergências pré-hospitalares (7 com pessoal profissional);
- 4 inundações;
- 3 quedas de árvore;
- 1 incêndio em centro comercial.
Ainda:
- 1 prevenção a desporto;
- 1 deslocação em formação.
A média de ocorrências cifra-se em cerca de 400 mensalmente.
E tudo isto sem descurar o apoio no transporte dos doentes não urgentes e do cumprimento dos protocolos com a Câmara Municipal e Juntas de Freguesia.
O apoio à comunidade é o nosso principal objetivo enquanto instituição, muito facilitado pelo espírito de sacrifício e de entrega voluntária dos membros do nosso Corpo de Bombeiros.