Prontidão e Disponibilidade

Prontidão e Disponibilidade

 

As condições adversas obrigam o Corpo de Bombeiros  a manter um nível de  prontidão em favor da comunidade que deve ser enaltecido e do qual os órgãos sociais se sentem orgulhosos.

Aqui deixamos alguns exemplos:

 2022.12.04  - Mais uma prova da importância que o voluntariado ainda tem no nosso Corpo de Bombeiros - Nesta  noite, no espaço de apenas 1 hora mobilizámos em simultâneo 6 ambulâncias (5 de socorro e uma de transporte) para emergências, a pedido do INEM. Apenas 1 foi tripulada por profissionais.

2022.12.07.  - Apenas durante a noite demos apoio, em pessoal e equipamento, a  70  ocorrências devido a precipitação intensa, tendo mantido ao mesmo tempo todo o apoio aos pedidos de emergência.

2022.12.11 – Mais um dia de trabalho no Corpo de Bombeiros - O empenho dos nossos Bombeiros não acontece de vez em quando, só entre as 08:00 e as 21:30, o nosso Corpo de Bombeiros respondeu a 23 emergências, no âmbito da proteção e socorro, das quais:

  • 15 emergências pré-hospitalares (7 com pessoal profissional);
  • 4 inundações;
  • 3 quedas de árvore;
  • 1 incêndio em centro comercial.

Ainda:

  • 1 prevenção a desporto;
  • 1 deslocação em formação.

A média de ocorrências  cifra-se em cerca de 400 mensalmente.

E tudo isto sem descurar o apoio no transporte dos  doentes não urgentes   e  do cumprimento dos protocolos  com a Câmara Municipal e Juntas de Freguesia.

O apoio à comunidade é o nosso principal objetivo enquanto instituição, muito facilitado pelo espírito de sacrifício e de entrega voluntária dos membros do nosso Corpo de Bombeiros.